Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

3 de fevereiro de 2010

Dia de Iemanjá: Feriado na Bahia é a maior manifestação do candomblé

Em vários lugares do país Iemanjá é homenageada 

Hoje, 02 de Fevereiro é feriado na Bahia. Dia de Iemanjá, a Rainha do Mar. Mas para a liturgia católica hoje é dia de N. Srª. Das Candeias, que é mais freqüentemente paralelizada com Oxum, a vaidosa deusa das águas doces.

É a única grande festa religiosa baiana que não tem origem no catolicismo e sim no candomblé. A festa acontece no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Dia em que pescadores juntamente com muitas mães de santo de terreiros da cidade levarão suas oferendas à Mãe d´Água baiana. As homenagens começaram cedo, e o auge da festa acontecerá às 16h. 

Segundo os organizadores mais de 400 mil pessoas devem participar das homenagens à Iemanjá e cerca de 300 balaios serão levados para o ritual de entrega de presentes. Diz a lenda, que os presentes que Iemanjá  aceita ficam com ela no fundo do mar, e os que ela não aceita são devolvidos à praia pela maré, à noite e no dia seguinte.



São diversas as lendas sobre Iemanjá, uma mulher, uma sereia, um filho incestuoso, um caso extraconjugal, um marido que a ridicularizava por ter os seios muito grandes, de onde, segundo a lenda, saíram dois rios e o seu ventre despedaçou-se dando origem a quinze orixás que regem os vegetais, o trovão, o ferro, a guerra, o mar, os lagos, rios africanos, a agricultura, os caçadores, os montes, as riquezas, a varíola, o sol e a lua. 



Os nomes destes orixás são: Dadá, Xangô, Ogun, Olokun, Oloxá, Oyá, Oxum, Obá, Okô, Okê, Xampanã, Oxossi, Ajê Xalugá, Orun (sol) e Oxupá(lua). No Brasil Yemanjá é orixá do mar e considerada mãe de todos os orixás de origem iorubá.



Mas o que Deus diz a respeito?

'Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. ' Jo 4.14

'Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus'  
Ex 20.4,5a

'... Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás' Mt 4.10b

'Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. Os ídolos deles são de prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos, mas não vêem. Tem ouvidos, mas não ouvem; narizes, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. Israel, confia no SENHOR; Ele é o seu auxílio e escudo'  Sl 115.2-9

Sheila Bastos, Redação OGalileo

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .