Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

20 de fevereiro de 2010

Reforma hoje!



Me pergunto todos os dias o que sobrou da reforma protestante hoje?

E quando tento responder o que me vem sempre a cabeça é que não sobrou quase nada!

A reforma de 500 anos atrás atingiu profundamente a hipocrisia e a religiosidade de sua época, provocou forte agitação em seus países de origem (até mesmo com derramamento de sangue) e principalmente sacudiu
o pensamento dos homens fazendo que os corações mais uma vez procurassem a Deus em sua essência mais pura e simples. A mensagem dos reformadores numa visão extremamente simplista era a volta as escrituras e a comunhão plena com Deus sem a necessidade de homens para tal. Todo aquele que tivesse apenas a fé poderia se reencontrar com o Deus por Jesus e pelo seu Santo Espirito regenerador através de sua palavra santa.
Eu poderia citar os méritos e falhas dos primeiros reformadores: Lutero, Calvino, Ulrich Zwingler e outros que movidos por uma profunda visão espiritual desafiaram aos conceitos mundanos com muitas vezes risco de vida para que a verdade das escrituras fosse divulgada. Mas, prefiro ficar com aquilo que eles fizeram em comum; Não aceitaram a mentira em detrimento da verdade.

Onde está esse "espirito protestante" hoje? Quem desafia publicamente (na midia moderna por exemplo) a falsidade de muitos "evangelhos" hoje pregados? Quem se arrisca a falar o que muitos não querem ouvir (e nem querem que seja falado)? Onde ficou a simplicidade da mensagem da palavra que era alcançada pelos mais simples, mas admirada pelos mais eruditos?
Com essas perguntas eu volta a minha 1ª pergunta: O que sobrou da reforma protestante hoje?

Artigo de autoria do nosso amigo do grupo apologetico: Luiz de Carvalho Junior

1 comentários:

  1. Se no tempo da Reforma a maioria da população era analfabeta e era vítima de um milênio inteiro de ignorância quanto aos preceitos bíblicos (pois o acesso dos leigos à Bíblia era proibido), hoje vemos uma multidão de pessoas com escolaridade razoável, inclusive universitários, deixando os preceitos bíblicos de lado para seguirem líderes corruptos. Contudo, graças a Deus, muitos cristãos fiéis, como nosso Web Evangelista, têm-se levantado contra essa situação e Deus os tem usado para promoverem uma nova Reforma Protestante.
    Não desistam!

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .