Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

10 de novembro de 2009

Dualismo cristão


Quando as pessoas, mesmo as cristãs, atribuem o bem a Deus e o mal a Satanás, elas estão afirmando a heresia do dualismo. Este ensina Deus e o diabo são poderes independentes, como se fossem dois titãs lutando igualmente pelo domínio do universo. Muitos cristãos, por causa dessa cosmovisão dualista, pensam que Satanás hoje está no controle porque o mal anda prevalecendo.

Algumas pessoas crêem nesse tipo de dualismo porque tentam proteger de Deus e tornar a crença deles mais fácil de ser absorvida. Tentam evitar que Deus, de alguma forma, esteja ligado à presença do mal no mundo. Fazendo isso, isto é, atribuindo toda a responsabilidade final do mal a Satanás, tornam a crença do aparecimento do mal uma doutrina mais digerível. Obviamente, é muito mais fácil pensar em Deus como o "sumo bem" e de Satanás como o "sumo mal". Ainda que essas pessoas consideram o primeiro mais forte e mais poderoso que o segundo, não é assim que a Escritura apresenta o quadro do governo do mundo.

Heber Carlos de Campos
In: A providência e sua realização histórica
Vi no:  Cinco Solas 

1 comentários:

  1. Olá...

    Inicialmente aceitar os poderes do bem e mal, modifica o pensar humano e ele passa então a dicernir entre o que certo e o que é errado.

    Em Isaias Cap 45 vemos o seguinte texto:

    5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cinjo, ainda que tu não me conheças.
    6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
    7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.

    Levando-se em conta o que diz este trecho, entende-se que DEUS criou todas as coisas, inclusive o mal, mas como a "igreja" está cheia de pessoas que ainda bebem leite, como colocar uma feijoada dessas no púlpito?

    Em outros trechos como Isaias 14 e Ezequiel 28 falam da criação de satanás, apesar do contexto histórico dizer que é a respeito de um rei.

    O que fazer então?

    Meditar dia e noite, reter o que é bom.

    E aguardar a volta do Nosso Senhor.

    Abraços

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .