Quando as pessoas, mesmo as cristãs, atribuem o bem a Deus e o mal a Satanás, elas estão afirmando a heresia do dualismo. Este ensina Deus e o diabo são poderes independentes, como se fossem dois titãs lutando igualmente pelo domínio do universo. Muitos cristãos, por causa dessa cosmovisão dualista, pensam que Satanás hoje está no controle porque o mal anda prevalecendo.
Algumas pessoas crêem nesse tipo de dualismo porque tentam proteger de Deus e tornar a crença deles mais fácil de ser absorvida. Tentam evitar que Deus, de alguma forma, esteja ligado à presença do mal no mundo. Fazendo isso, isto é, atribuindo toda a responsabilidade final do mal a Satanás, tornam a crença do aparecimento do mal uma doutrina mais digerível. Obviamente, é muito mais fácil pensar em Deus como o "sumo bem" e de Satanás como o "sumo mal". Ainda que essas pessoas consideram o primeiro mais forte e mais poderoso que o segundo, não é assim que a Escritura apresenta o quadro do governo do mundo.
Heber Carlos de Campos
In: A providência e sua realização histórica
Olá...
ResponderExcluirInicialmente aceitar os poderes do bem e mal, modifica o pensar humano e ele passa então a dicernir entre o que certo e o que é errado.
Em Isaias Cap 45 vemos o seguinte texto:
5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cinjo, ainda que tu não me conheças.
6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.
Levando-se em conta o que diz este trecho, entende-se que DEUS criou todas as coisas, inclusive o mal, mas como a "igreja" está cheia de pessoas que ainda bebem leite, como colocar uma feijoada dessas no púlpito?
Em outros trechos como Isaias 14 e Ezequiel 28 falam da criação de satanás, apesar do contexto histórico dizer que é a respeito de um rei.
O que fazer então?
Meditar dia e noite, reter o que é bom.
E aguardar a volta do Nosso Senhor.
Abraços