Ontem pela manhã estive com minha família na Igreja Mundial do Poder de Deus. Minha irmã, Joyce, precisa fazer um trabalho para a sua faculdade de psicologia e eu também aproveitei para me atualizar sobre a denominação que, muito provavelmente, irei pesquisar no mestrado.
Ontem foi realizada a Santa Ceia do Impossível em diversos horários (estive lá na sede no culto das 9hs). O templo estava praticamente cheio, mas a entrada foi muito tranquila. Duro foi aguentar o calor (não tinha 1 único ventilador) durante duas horas e meia de culto!
O texto está separado pelos tópicos que mais chamaram a minha atenção.
A Ceia
Logo na entrada eram oferecidos pedacinhos de pão acondicionados em saquinhos fechados. Particularmente, eu achei o sistema muito bom, pois facilitou bastante na hora da Ceia em virtude do número de fiéis.A Ceia aconteceu quase no final do culto. Os obreiros passaram oferecendo pão para quem ainda não havia pegado na entrada e um copinho de plástico com suco de uva. Tudo distribuído sem um tumulto sequer, com as pessoas ajudando umas a outras a distribuírem os elementos.
Valdemiro Santiago fez uma oração de consagração com todos de pé com os elementos. Citou, como de praxe, o texto bíblico da Última Ceia.
A minha impressão foi muito positiva pela organização e a disponibilidade dos fiéis em se ajudarem.
Mundial x Universal
Apesar de não citar em nenhum momento o nome da concorrente, Valdemiro cutucou a rival várias vezes:- durante os testemunhos de cura, Valdemiro afirmou que na Mundial não tem nada dessa coisa de sal grosso.
- durante o sermão, ele utilizou enfaticamente1Co 4,6, prosseguindo depois com outros textos."Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro". Valdemiro contou sobre unções estranhas, como subir pelas paredes e quebrar tudo dentro de casa (uma tal de unção do touro ou do boi, ele não soube explicar direito). E afirmou que na Mundial só existia o evangelho puro e simples.
- na hora da oferta, ele disse que na Mundial não era preciso vender nada para ofertar.
- ainda na oferta, ele fez questão de perguntar se as pessoas achavam correto ele investir na mídia e muitos levaram as mãos. Aí ele já emendou dizendo que tem emissora que pede dinheiro para contratar artista de novela. Disse inclusive que essa emissora, pagando mais, tirava atores da concorrente, que não tinha igreja por trás para se sustentar.
A hora da oferta
Até este momento, o culto estava prosseguindo sem problemas sérios na minha visão. Já conhecia o jeitão da Mundial, com ênfase nos testemunhos de curas e poucas manifestações leves de "demônios" durante o momento concedido pelo Valdemiro (nada de entrevistas com o maligno e nem exorcismo no palco, o atendimento era feito pelos obreiros onde a pessoa estava).A própria oferta foi tranquila, sem pressão. Várias pessoas ofertaram, com os obreiros passando nos corredores.
Mas...
Quase no final do culto, Valdemiro afirmou que 20 mil pessoas iriam doar R$ 100 para a igreja. Lembrei na hora do Marco Feliciano - mas a soma aqui é bem maior!!! Valdemiro disse para os fiéis pegarem um envelope específico, o que contém o tijolinho para a construção de um templo no bairro de Santo Amaro. Quem doasse poderia fazê-lo até o dia 15/11 - minha irmã e eu achamos que é para coincidir com o pagamento do pessoal no 5º dia útil ou ainda no dia 10, além da dificuldade de alguém ter R$100 no bolso sem aviso prévio. Pelo menos só foi mostrada uma pessoa, que nem subiu no palco, com o dinheiro sendo pego pelo Valdemiro, que disse: "Essa verdinha é o quê? A não, é azulzinha!".
Como sempre, a promessa é que os doadores serão abençoados financeiramente.
Interessante notar que muita gente vai embora nessa hora. Inclusive, Valdemiro teve que pedir umas 3 vezes para as pessoas não saírem, mas não teve jeito.
Conclusões
Apesar de criticar a Universal, a Mundial nãoapresenta tantas diferenças quanto proclama. A mídia é um tema recorrente em ambas as denominações, além dos propósitos de alto valor.Valdemiro faz bem menos pressão e não ostenta tanto o discurso da teologia da prosperidade, apesar de utilizar sua trajetória de vida para afirmar que agora é um homem próspero ("Eu posso trocar de roupa quando eu quiser, a cada 10 minutos. E tem roupa que eu nunca usei"; "Eu tenho fartura em casa, tenho dinheiro para comprar a comida que eu quiser e comer o que eu quiser", disse no culto).
Para quem não é atento, pode passar uma imagem totalmente diferente do império de Edir Macedo. Mas com um pouco de treino dá para perceber que, no final das contas, a farinha é do mesmo saco (infelizmente).
Vi em: Nani e a Teologia
Acho incrível como algumas pessoas ou um grupos delas, conseguem ficar mais preocupadas com certas coisas do que o próprio Deus. Pois perdem seu precioso tempo debatendo e escrevendo sobre os problemas (que sabemos que existem) do meio evangélico. Discutindo sobre Pastores que usam esse ou aquele método, ou da igreja A ou B que possui um método de trabalho que para essas pessoas são estratégias humanas e que Deus não precisa de estratégias. Estão tão “pré-ocupadas”, que não percebem que estão entrando pelo caminho de Arão e Miriã, perdem seu precioso tempo criticando e atacando igrejas e Pastores.
ResponderExcluirLeia o texto todo em
http://ulisses-santana.blogspot.com/
Parabéns pelo texto !
ResponderExcluirparabéns pelo blog !