Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

8 de julho de 2010

Abigail X a Mulher “vestida de púrpura e de escarlata”


         Uma das personagens bíblicas mais atraentes a meu ver é Abigail, a esposa do ímpio Nabal. Ela socorreu Davi com os víveres indispensáveis, quando ele e seus homens de guerra perambulavam pela terra dos seus antepassados, tentando fugir da ira do rei Saul, na esperança de dias melhores.
        No Livro 1 Samuel, lemos que Nabal era um homem rico e poderoso, habitando no Carmelo. Não querendo inimizade com ele, Davi enviou-lhe dez dos seus homens, com palavras de saudação amistosa, após ter prestado um serviço aos pastores de Nabal, quando estes pastoreavam suas ovelhas. Ao receber os mensageiros de Davi, Nabal reagiu com estas palavras agressivas:“Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje, que fogem ao seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm? (1 Samuel 25:10-11).
        Temendo a fúria de Davi contra Nabal, Abigail (sua esposa) “Se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos. E disse aos seus moços: Ide adiante de mim, eis que vos seguirei de perto. O que, porém, não declarou a seu marido Nabal. Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva. Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste. Agora, pois, meu senhor, vive o SENHOR, e vive a tua alma, que o SENHOR te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor. E agora este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja dado aos moços que seguem ao meu senhor. Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias, e, levantando-se algum homem para te perseguir, e para procurar a tua morte, contudo a vida de meu senhor será atada no feixe dos que vivem com o SENHOR teu Deus; porém a vida de teus inimigos ele arrojará ao longe, como do meio do côncavo de uma funda. E há de ser que, usando o SENHOR com o meu senhor conforme a todo o bem que já tem falado de ti, e te houver estabelecido príncipe sobre Israel, Então, meu SENHOR, não te será por tropeço, nem por pesar no coração, o sangue que sem causa derramaste, nem tampouco por ter se vingado o meu SENHOR a si mesmo; e quando o SENHOR fizer bem a meu senhor, lembra-te então da tua serva. Então Davi disse a Abigail: Bendito o SENHOR Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. (1 Samuel 25:23-32).
         Abigail se antecipou na saudação, humilhando-se aos pés do futuro rei de Israel, um protótipo do Senhor Jesus Cristo. Ela foi abençoada por ter previsto, com os olhos do coração, que um dia Davi iria subir ao trono e ela poderia reinar ao seu lado. Abigail não se deteve diante das circunstâncias adversas, da fúria de Nabal e da opinião alheia, antes de ir se encontrar com o futuro rei.
        Davi se despediu de Abigail com o coração repleto de alegria por ter encontrado naquele lugar uma linda mulher que o havia tratado com delicadeza e real dignidade, quando ele era ainda um simples “sem terra” e “sem teto”, vagando em busca de apoio humano e político, a fim de desalojar do trono o rei Saul, que havia desobedecido o conselho de Samuel, tendo sido, portanto, rejeitado pelo Senhor.
         Após uns dez dias, Nabal faleceu (1 Samuel 25:38). [Provavelmente  por excesso de bebida alcoólica]. Ao ser informado da morte de Nabal, Davi exclamou, aliviado: “Bendito seja o SENHOR, que julgou a causa de minha afronta recebida da mão de Nabal, e deteve a seu servo do mal, fazendo o SENHOR tornar o mal de Nabal sobre a sua cabeça. E mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por sua mulher”. (Verso 39).
         Davi é um tipo de Cristo, o Qual, em suas humildes andanças pela Judéia, Samaria e Decápolis, sofreu a rejeição dos inimigos, embora sendo absolutamente perfeito. Davi costumava puxar a espada, quando era desafiado pelos inimigos; Cristo agia de maneira diferente: “E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.” (Mateus 26:51-52).
        Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, tendo  pregado amor, justiça e sabedoria. Por isso, qualquer religião que prega a violência, em o Seu Nome deve ser rejeitada pela entrega do falso Evangelho. Jesus nunca exigiu que pessoa alguma O seguisse; Ele apenas mostrou a Verdade, aguardando que Espírito Santo agisse naquele coração e fizesse a Sua obra. (Tito 3:5).
Infelizmente, a religião que mais se vangloria de representar Jesus Cristo na Terra provocou o assassinato de milhões de inocentes, usando o Seu Santo Nome.  Esta é uma religião “nabalesca’”, a qual agora se empenha na união de todos os credos religiosos, visando liderar a Religião Mundial, a religião do Anticristo. A verdade é que “Nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra”. (Apocalipse 18:24). Por isso, o Senhor nos aconselha, em Apocalipse 18:4: “Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas”.

Mary Schultze, 08/07/2010 – www.maryschultze.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .