Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

26 de janeiro de 2012

Religião na cabeça - Jesus no coração

 

         Ultimamente, as pessoas têm cultivado um tipo de religião, que encalha na cabeça e nunca se humilha, descendo até o coração. Este modelo de religião era cultivado pelos judeus, que buscavam o Senhor Jesus, após terem visto os milagres que Ele operava. Por isso, lemos Suas palavras, em Mateus 15:8: "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim".

         As cabeças dessas pessoas haviam recebido as palavras da vida eterna que Cristo entregava, mas os seus corações estavam cheios de interesse, ansiosas como estavam, por mais milagres e mais pão.  Quando não existe uma verdadeira conversão, mas apenas a convicção de que vale a pena pertencer a Cristo, a pessoa acaba entrando em conflito, presa em dúvidas quanto à validade de sua aceitação.

         John Wesley (17/06/1703 - 02/03/1791) foi um dos homens de Deus do Século 17. Ele pregou sobre a necessidade de santificação. Mas, a maioria  das igrejas da denominação que usa o seu nome (nos Estados Unidos) enveredou pelo neoevangelicalismo, admitindo liderança e membresia gay, além de realizar casamentos gays, em algumas de suas igrejas. Isto sem falar na febre de profecias, revelações, sinais e maravilhas, que tem predominado durante os cultos dessas igrejas. Em Provérbios 23:7, lemos:"Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele".   

Hoje em dia, os carismáticos em geral torcem o significado deste verso, para dizer que, se alguém desejar enriquecer, basta repetir estas palavras: "Vou enriquecer", e logo ficará rico. Isto éConfissão Positiva oriunda do Gnosticismo e das religiões pagãs.

         O coração na Bíblia é um conjunto de corpo, alma e espírito, formando o homem completo. Quando um crente arquiva a verdade divina apenas na cabeça, deixando o coração livre para aceitar as coisas do mundo, mais cedo ou mais tarde ele cairá na apostasia.

         A palavra "independência" é uma invenção humana. No reino de Deus, ninguém é independente, pois formamos um corpo, do qual  Cristo é a cabeça. Independência devemos ter apenas no que se refere à aceitação dos dogmas que nos apresentam. Se estes não estiverem absolutamente embasados na Palavra de Deus, devem ser rejeitados. Jamais devemos nos submeter ao jugo de homens falíveis, que pretendem receber revelações divinas, afirmando estar mais próximos de Deus. Vamos ler Gálatas 5:1: "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão". Deus Pai não exige sacrifício algum de nossa parte. Ele deseja simplesmente que creiamos nEle e no Filho que  Ele enviou (João 17:3). Quem crê sinceramente no ensino bíblico, automaticamente cultiva a honestidade, que Paulo ensina em Romanos 13:7-8.

Quando um pastor fica exigindo dízimos, ofertas, jejuns, serviço na igreja e escaladas aos montes (nas frias madrugadas de inverno), cuidado com ele. Esse homem está empacado no VelhoTestamento (como a maioria dos pastores pentecostais e "avivados"), por ignorância ou por ambição, achando que pode ceifar os bolsos dos membros de sua igreja.

         Usamos a mente para pensar e argumentar. Para crer e amar, usamos o coração. A cabeça não consegue processar o amor ágape, o qual só existe num coração rendido a Cristo. Se os casais praticassem este tipo de amor, não haveria tantos divórcios. Quando o amor ágape preenche a vida de um casal, o casamento chega à concretização da linda frase: "até que a morte os separe",pronunciada na celebração de  todos os casamentos, porém tão difícil de ser realizada, nos dias de hoje.

         Em Efésios 3:16-19, lemos: "Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus". A religião da cabeça é estúpida, egoísta, invejosa, rebelde, mundana, agressiva e inútil para Deus.

Vou tentar resumir o assunto deste artigo em versos, usando o dom que o Senhor me concedeu:

 

         Religião na cabeça, mas Jesus no coração.

         Quem lê a Bíblia, depressa, chega a esta conclusão.

         E quem se molda por ela, deixando este mundo vão,

vai abrir uma janela para a celeste amplidão,

para um reino de beleza, de alegria e muita luz.

Crendo em Jesus e vivendo Sua Palavra de vida,

ninguém vai se extraviar nos labirintos do mundo,

(mesmo que seja Maria, mesmo que seja Raimundo).

Então, vamos confiar somente em Cristo Jesus,

Porque Ele é o grande Deus, que à salvação nos conduz.

 

Mary Schultze, 25/01/2012 - www.maryschultze.com

Inspirado no texto "Religion is in the Head...", de Joseph Chambers.

1 comentários:

  1. Como sempre a Mary deixa as claras as verdades do Evangelho de Jesus Crsito.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .