31 de janeiro de 2012

Top 5 das expressões sem sentido que usamos nas Igrejas


Atendendo a pedidos, segue a lista de expressões que perderam (ou nunca tiveram) o sentido ao longo das experiências "cristãs" ensinadas pelas Igrejas.

5 – EXORTAR

Essa expressão é usada de modo equivocado em 100% das Igrejas. Segundo qualquer dicionário, exortar significa "animar, incentivar, estimular". Logo, exortar o irmão que está em pecado na verdade não significa repreende-lo. Quem está vivendo no erro não precisa de um incentivo, mas de um auxílio.

4 – LEVITA

Essa morreu no Antigo Testamento. Os Levitas eram descendentes da Tribo de Levi, e eram encarregados de TODO O SERVIÇO no Templo. Mas Levita tem sido usado como sinônimo de músico. Besteira pura! Pra começar a música no serviço levítico era a menor das tarefas. A faxina, organização e carregar peso nas costas, isso sim era a parte mais importante do trabalho. Levando em conta que não somos judeus, não somos descendentes daquela tribo e também lembrando que o Templo não existe mais, então estamos dispensados do serviço levítico. Músico é músico. Ponto.

3 – PROFETA

Segundo a bíblia, profeta é aquele que revela a vontade de Deus ao povo. Simples assim. Porém tornou-se comum considerar que profeta é uma espécie de adivinho. Heresia pura! Considerando que TODA A REVELAÇÃO está em Cristo Jesus e que o conhecimento acerca desta revelação está contida nas escrituras, um profeta legítimo não deve adivinhar nada, mas proclamar de maneira compreensível as coisas que estão contidas na palavra de Deus. Por isso Paulo afirma que o dom de profetizar é o dom mais excelente. E se você ainda paga pau pra adivinhos, lembre-se que ADIVINHAÇÃO é pecado.

2 – UNÇÃO

Como dizem por aí, UNS SÃO, outros NÃO SÃO. Agora falando sério… a expressão unção virou clichê na boca de crente. É unção disso, unção daquilo… tudo sempre buscando atender ao interesse economico; ou garantindo o controle das massas sob o pretexto de que UNÇÃO É PODER. Pra começar no Novo Testamento a palavra unção só é usada no sentido de afirmar que Cristo está em nós. Logo, ter unção é ter Cristo. Em todos os outros contextos, há ensinos explícitos sobre o ato de "ungir" pessoas, que seria orar com óleo, pedindo a Deus por curas específicas. Há algum poder neste óleo? Não mesmo. Mas é bom lembrar que no contexto bíblico, óleo também era considerado remédio para muitas doenças.

1 – ATO PROFÉTICO

Essa é a campeã da lista de heresias. Se sua igreja usa essa expressão, então a teologia por aí tem sido profundamente contaminada com valores neopentecostais. Pra começar não existe a expressão "ato profético" na Bíblia. Essa expressão surgiu na verdade como uma tentativa de disfarçar o conceito de podemos fazer coisas que "movem a mão de Deus" na direção de nossos desejos. Ou seja, heresia pura.

Meu conselho é… cuidado com as expressões.
Por que as mínimas coisas podem revelar grandes besteiras.
Vão com Deus!

Ops! Como alguém poderia ir "sem Deus", se Deus é onipresente e está em todos lugares mesmo antes de eu pensar em me mover?

@ariovaldojr

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

  1. Gostei muito deste texto Wagner.
    Realmente corretíssimo. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amigo, ainda existem outras que são de arrepiar cabelo de qualquer carequinha. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Eu, particularmente, acredito que toda afirmação enfática ou imperiosa, como me parecem ser as que você fez acima, devem ser analisadas com cuidado extremo. Afinal, todo extremismo traz mais malefícios do que o contrário. Entendo suas colocações, mas acredito que devia tê-las apresentada como questionamentos e não como "certezas". De qualquer forma sua 1ª afirmação, sobre a palavra exortar, está equivocada. A palavra exortar tem várias definições que corroboram o uso que alguns fazem dela, no meio evangélico. Abaixo definição:

    Exortar
    (latim exhortor, -ari)
    Verbo Transitivo
    1. Procurar convencer por meio da persuasão, do conselho (ex.: exortar a população a votar; exortar ao cessar-fogo). = INCITAR, PERSUADIR ≠ DISSUADIR
    2. Incitar à prática do que é bom ou conveniente. = ENCORAJAR
    3. Admoestar, advertir.

    Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

    Esperando ter ajudado, que a Paz esteja conosco.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente Wagner, falhou nessa aí meu chapa...

    Segundo o dicionário escolar da língua portuguesa distribuído nas escolas do Rio de Janeiro pela Academia Brasileira de Letras:

    EXORTAR [Z] (e.xor.tar) v. Persuadir por meio de palavras; aconselhar, convencer, influenciar, admoestar (2): O orador exortava os presentes a participar do debate > Conjug. 20. - exortação s.f

    coloquei exatamente como está no dicionário.

    ResponderExcluir
  5. Também não agüento mais esses jargões neopentecostais, que têm invadido inclusive as igrejas históricas.

    ResponderExcluir
  6. "Ops! Como alguém poderia ir "sem Deus", se Deus é onipresente e está em todos lugares mesmo antes de eu pensar em me mover?"

    Deus é onipresente pois Ele está em todos os lugares que Ele quer estar.
    É onipotente porque Ele tem todo o poder que Ele quiser ter.
    É onisciente porque Ele sabe tudo que Ele quiser saber.
    Se não tomar essas definições, abrirá caminho para muitas heresias.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visite

Seguidores

Google+ Followers

+


Comentários em Artigos!

Total de visualizações

Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Marcadores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

top social

WebEvangelistas -Google+

top navigation

Siga por e-mail

Blog Archive

Pesquisar este blog

Teste Teste Teste Teste

Marcadores

Anuncio!!