Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

5 de outubro de 2009

Casados têm mais chances de sobreviver a câncer



 
Pessoas casadas têm mais chances de sobreviver ao câncer do que as que estão se separando no período em que são diagnosticadas, segundo um estudo americano.
Pesquisadores da Indiana University analisaram dados de 3,8 milhões de pessoas diagnosticadas com câncer entre 1973 e 2004.
Eles constataram que entre os participantes casados, as chances de viver pelo menos cinco anos após o diagnóstico foram de 63%. Entre os que haviam se separado recentemente, as chances caíram para 45%.
A equipe concluiu que o estresse provocado pela separação afeta a imunidade do paciente, tornando-o mais vulnerável à doença.
 
Casamento
O impacto do casamento sobre a saúde já foi alvo de estudos anteriores e os especialistas acreditam que o amor e o apoio do parceiro sejam essenciais na luta contra a doença.
O novo estudo, que será publicado na edição de novembro da revista científica Cancer, da American Cancer Society, parece confirmar essa teoria.
A equipe analisou índices de sobrevivência ao câncer durante cinco e dez anos entre casados, nunca casados, divorciados, viúvos e recém-separados.
Depois dos casados, o grupo dos participantes que nunca foram casados apresentou os melhores resultados, seguido pelo grupo dos divorciados e, depois, pelos viúvos.
 
Índices de Sobrevivência
* Casados - 63% sobreviveram durante mais de cinco anos, 58% alcançaram a marca dos dez anos
* Nunca casados – 57% e 52%, respectivamente
* Divorciados - 52% e 46%, respectivamente
* Viúvos – 47% e 41%, respectivamente
* Recém-separados - 45% e 37%, respectivamente
"Pacientes que estão se separando na época do diagnóstico podem ser um grupo particularmente vulnerável", disse Gwen Sprehn, principal autora do estudo.
"A identificação de estresse associado a relacionamentos no período do diagnóstico poderia levar, logo cedo, a intervenções que poderiam ter um impacto favorável na sobrevivência (do paciente)", sugeriu Sprehn.
Entre as possíveis intervenções mencionadas pelos especialistas estariam, por exemplo, tratamentos psicológicos.
A pesquisadora acrescentou, no entanto, que são necessárias mais pesquisas sobre o assunto principalmente para identificar a razão desses padrões de sobrevivência.
Martin Ledwich, da ONG Cancer Research UK, que trabalha na pesquisa da doença, o estudo "não é conclusivo de forma alguma".
"Pode haver muitas razoes para explicar porque aqueles que estão separados têm menos chances de sobreviver ao câncer nesse estudo", disse.
"Os fatores mais importantes, que aumentariam as chances de um paciente sobreviver à doença, são estar ciente sobre os sintomas, se apresentar ao médico o mais cedo possível e fazer o tratamento contra a doença", afirmou a especialista.
 
Fonte: BBC Brasil
 


 
.

__,_._,___




Related Posts:

  • A Unidade do CasalAutor: Luciano Subirá Muitos casais cristãos estão vivendo hoje fora daquilo que Deus idealizou. Brigas constantes, desrespeito mútuo e distância entre o casal, são vistos em muitos lares. E além da infelicidade que isto pr… Read More
  • QUE FILME É SEU CASAMENTO? Por: Eduardo Farias Não é novidade para ninguém o fato de ser o casamento um grande desafio. Isso se torna mais verdade ainda quando vemos a o resultado da enquete colocada no site do Ministério OIKOS relacionada a p… Read More
  • 10 Conselhos para Noivos Elizabete Bifano  1. Planejem-se Casamento dá trabalho; por mais simples que seja. Fazer um planejamento irá ajudar muito. Coloquem tudo que precisa ser feito no papel como lista de convidados ou pessoas que … Read More
  • A FAMÍLIA SOB ATAQUEIntrodução: Na minha experiência pastoral tenho, cada vez mais, confirmado que o Inimigo tem a maioria das suas aramas apontadas para a família. Ele sabe que se destruir a família de um indivíduo, ele não terá apenas desfei… Read More
  • 100 referências bíblicas para a família CasamentoGênesis 1:26-28Gênesis 2:24-25Gênesis 9:7Josué 24:15Provérbios 18:22I Coríntios 13:4-7II Coríntios 6:14Gálatas 3:26-28Efésios 4:25-32Filipenses 2:3-4Colossenses 3:14-17I Tessalonicenses 5:15 Papel da MulherGêne… Read More

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .