Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

21 de novembro de 2009

O BURRO SE AMANSA



PR TIMOFEI DIACOV




“Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei; tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas; porque meu jugo é suave e meu fardo é leve” (Mt 11:28ª30). Cremos que o prezado leitor não desconheça o método que se usa para amansar um burro xucro, cavalo ou boi. Fazendo as nossas visitas, de casa em casa, procurando levar a mensagem de salvação para o pobre pecador; entramos numa casa a pedido do seu morador; e ao nos identificarmos, ele nos disse claramente: “eu sou um burro, me levanto às três da madrugada vou para o trabalho; porque se não trabalho não como. E o senhor vem na minha casa para me falar de Bíblia, de céu ou de inferno. Não perca seu tempo comigo, e nem vai às casas incomodar seus moradores. O senhor pensa que vai converter as pessoas? Não se iluda, não”.

Nós lhe respondemos que só entramos, quando recebemos a permissão. Isto nos levou a pensar nas palavras de Jesus que nos convida a aprender dEle, que é manso e humilde de coração. E em Mateus 5:5 lemos: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”. Queremos citar algumas pessoas na Bíblia, que eram mais ou menos como este mencionado homem. Um deles, Saulo de Tarso, perseguidor ferrenho dos seguidores de Jesus. Açoitava-os publicamente, e a outros punha na prisão. Era um terror. Mas um dia, teve um encontro com o próprio Jesus a quem perseguia. Jesus o amansou, tornando-o o maior pregador do evangelho de Cristo. Outro caso é o que está registrado em Marcos 5: 1ª20, um homem que habitava a terra de Gadara. Dormia nos cemitérios, andava nu e feria-se com pedras; de quem todos fugiam espavoridos. Jesus o amansou também; e ele se tornou um de Seus discípulos.

Mas, houve muitos outros que não se deixaram amansar, como por exemplo, registrado em Lucas 12, cuja herdade havia produzido muito trigo. Estava ele preocupado a respeito de como poderia preservar toda essa riqueza. Por fim resolveu construir maiores armazéns dos que já tinha; e diria à sua alma: “Alma minha! tens bens para muitos anos. Come, bebe e folga”. Mas Deus lhe disse: “Louco! Esta noite pedirão a tua alma; e o que preparaste para quem será?” o segundo caso, está registrado em III João, 9e10. O seu nome é Diótrefes. Ele assumira a direção de uma igreja, sem ter tido uma conversão genuína a Cristo. Era um verdadeiro mandão “dono” da igreja. Expulsava a todos os que não concordavam com ele. Era um verdadeiro “burro” que precisava ser amansado. Nem este nem o anterior, foram amansados porque não deram permissão a Jesus.

Quem quiser aprender a mansidão, precisa andar com Aquele que verdadeiramente é manso e Mestre em mansidão. A terra a que se refere Jesus, sem dúvida tem sentido duplo: é a que nós habitamos; e a outra é a terra do além. A vida se torna abençoada e feliz quando aprendemos a viver com Deus, e respeitar os direitos do nosso semelhante. Manso é aquele que não se irrita por qualquer coisa; mas procura aprender de Jesus. Os que não são mansos não podem viver em família; não pode ser um bom vizinho. Um bom cidadão, um bom pai ou uma boa mãe. Não pode exercer um cargo público com eficiência. Na política, é uma negação. Na igreja, é um problema para si e para os outros. Está sempre em conflito com seu semelhante. Tudo porque prefere viver na burrice. Haveria para Jesus dificuldades para transformar este tipo de gente?Claro que não. Basta matricular-se na escola dEle, e aprender dEle. Se podemos amansar um burro, Jesus também pode nos amansar. Que assim seja!


***
Pastor Timofei Diacov é pastor e teólogo batistas. Ele reside em Cafelândia, interior de São Paulo.


Vi no: Genizah

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .